S. VICENTE DE PAULO 
A sua obra

 

selo_elsalvador_svp_1992.jpgS. Vicente de Paulo funda, em 1633, com Luisa de Marillac, que o vinha ajudando nas "Confrarias da Caridade", as Filhas da Caridade, freiras que se dedicam ao serviço ao mais pobre e como disse S. Vicente "terão por mosteiro as casas dos doentes".

Junto dos poderes e da sociedade da altura exerce grande pressão para acabar com a guerra, criar orfanatos, escolas para as crianças desfavorecidas, organiza um vasto socorro às zonas devastadas pela guerra, vencendo a fome, as epidemias e levantando ruínas.

Hoje, em Portugal e no mundo, os Padres Vicentinos, as  Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, as Conferências Vicentinas, a Juventude Mariana Vicentina e muitas mais instituições continuam fiéis ao carisma original de S. Vicente de Paulo: servir os pobres, porque eles "são os nossos senhores e mestres" e porque devemos amar a Deus "com a força dos nossos braços e à custa dos suor do nosso rosto".

Conheça algumas das pessoas relacionadas e influenciadas por S. Vicente e algumas das entidades inspiradas pela sua visão, bem como os monumentos erigidos em sua honra.

 

 

 

 

| Página Principal |

Copyright © 1999 - 2009 J. Cura, Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

 

[Voltar]